Três categorias de filtro solar
Falamos muito de filtro solar na Dalissa, principalmente ao citarmos rejuvenescimento. E comumente falamos dos filtros solares físicos, que para muitos é uma novidade. Logo, atendendo aos pedidos vamos falar dos três principais tipos: Físico, Químico e Misto.
O filtro químico já é muito conhecido e são os principais nas gôndolas das farmácias. Temos muitas marcas grandes que fabricam esse tipo de filtro. A maioria das pessoas diferencia esse filtro dos demais pela sua ativação. Quando usamos filtros solares químicos devemos esperar 30 minutos para sair no sol. Quantas vezes você não foi à praia e aplicou o filtro bem antes de sair pensando nisso? Eles protegem muito bem contra a Radiação UVB, mas não contra a Radiação UVA.
Seu irmão mais novo, o filtro físico, é conhecido e querido pelos veganos e ambientalistas. Como possui menos químicos, ele agride menos o meio ambiente. Em praias paradisíacas só se usa filtro solar físico exatamente pensando nisso. E tem também o fator praticidade de poder sair no sol assim que aplicar, pois ele não é ativado pelo calor da luz solar e apenas a reflete, ou seja, ele funciona como um espelho para o seu corpo. São mais potentes contra a Radiação UVA, aquela que não esquenta mas aumenta o fotoenvelhecimento da pele.
E os mistos? Quem são eles? Eles causam certa confusão entre compradores mais inexperientes de cosméticos. Pois, em muitas drogarias, eles são vendidos como filtros físicos. Sendo que são filtros que ainda possuem alguma química e não sendo puramente físicos, mas ficando entre o meio termo. Infelizmente não podemos dizer se eles são tão efetivos quanto os físicos, depende de como são produzidos.
A tendência é que os filtros físicos ganhem o mercado nos próximos anos, devido a quantidade de vantagens e o fato de serem muito mais sustentáveis. Se você nunca usou um, em breve irá usar!