Ácido Salicílico
Um nome novo na lista de ácidos que sempre falamos aqui e no Youtube é o Ácido Salicílico.
Ele ficou famoso entre os jovens pelo controle da oleosidade. Sua ação anti-inflamatória ficou muito popular, pois reduz a acne e deixa a pele mais calma.
Nós já entendemos que ele é um anti-inflamatório bom, mas esse ácido também tem propriedades esfoliantes, que estimulam a renovação celular. Além de ser um grande seboregulador, auxiliando no controle da oleosidade no geral.
Ele ameniza os sinais do envelhecimento pelo seu trabalho com renovação cutânea. E está se popularizando com o público mais maduro que busca esse cuidado com a oleosidade, mesmo que somente da zona T, sendo um aliado na limpeza profunda dos poros, evita cravos e espinhas.
O ácido salicílico deveria ser até mais popular, afinal ele ajuda a uniformizar a pele a longo prazo com sua ação de diminuir manchas. Mesmo não sendo seu foco, como no caso da vitamina C, ele auxilia nisso secundariamente.
Claro que ele não é um ativo milagroso. Se usado sem acompanhamento profissional pode causar sensibilidade na pele, mesmo que seja usado em concentrações de até 3%, que é o mais comum em sabonetes com esse ácido.
O que você acha? Você usaria esse ácido?
No meu canal do YouTube está disponível uma série sobre os Ácidos da Beleza, e em um dos vídeos explico mais sobre o Ácido Salicílico. Quer conferir? Só clicar nos botões abaixo: