Entenda: O que é melasma?
Você nunca ouviu falar de melasma? Ou você não sabe o que define o melasma? Hoje vamos desvendar tudo sobre o melasma, da causa a prevenção. Porque ainda há muitas mulheres que não sabem o que realmente significa essa condição, ou como prevenir e tratar da mesma.
Tudo de forma simplificada!
Qualquer mancha é melasma?
Não! Normalmente, o melasma é caracterizado por manchas escuras, por hiperpigmentação. Inclusive, essa condição crônica, tem como principal característica o aumento da produção da melanina. A maioria dos casos são causados pelo excesso de exposição dessas áreas ao sol.
Quer reconhecer o melasma? São manchas escuras ou acastanhadas e seu maior diferencial são seus formatos. Principalmente com formatos regulares. Por exemplo: Muitas das manchas de melasma têm limites bem definidos e são iguais dos dois lados do rosto. São bem comuns no rosto, mas não impede de acontecer em outras partes do corpo, como braços, pescoço e colo.
Mas como consegui essas manchas?
Se você achou essas manchas no rosto ou no corpo, deve ter pensado: Como elas chegaram aqui? A resposta não é única. Podem acontecer por diversos fatores. É recomendado que você busque especialistas para entender melhor. Mas vou deixar aqui as causas mais comuns.
Exposição a luz
Lembra da famosa radiação ultravioleta? Ela é uma das maiores causadoras do melasma. Normalmente devido a exposições ao sol sem proteção, ou com pouco cuidado. Claro que a radiação infravermelha e a luz visível podem ter um pouco de culpa, não podemos descartar nenhuma delas.
Hormônios
Você achou que eles iam ficar de fora? Isso não vale somente para quem toma anticoncepcional. Grávidas, mulheres que fazem reposição hormonal e outros motivos. Uma a cada 10 mulheres grávidas relatam aparecimento de manchas no rosto durante a gravidez no Brasil, sendo considerado uma reação comum do corpo.
Genética
A genética pode ser sim uma causa. Se você notou que alguém próximo, como mãe e avós, teve melasma, é hora de você se cuidar, pois isso pode ser uma predisposição genética. Sempre avise ao seu médico ou consultor que você tem essa predisposição. Com a devida prevenção podemos evitar que você tenha o melasma que você viu em sua mãe ou sua avó.
Melasma tem cura?
Não exatamente. O melasma é tratável, mas é necessário manter uma série de cuidados para inibir que ele retorne. Chamamos a “cura” de silenciamento. Pois estamos inibindo que ele retorne e mantendo a pele saudável.
Por onde começar?
Primeiro, usar protetores solares com óxido de ferro, ou seja, o famoso filtro solar físico. O protetor solar comum não funciona? Claro que funciona! Mas o óxido de ferro é mais completo, protegendo da luz visível. Quando você tem melasma a luz visível pode agravar os danos a sua pele tanto quanto o sol.
Eu prefiro protetores solares com pigmentação, principalmente para cobrir manchas. Na Dalissa há várias opções desse tipo de protetor, pensando exatamente em cobrir de maneira eficaz e ainda proteger de forma potente.
Se você usar protetor solar você impede o agravamento. E te dá tempo de planejar um tratamento mais forte.