Hidroquinona, vale a pena?
Famosa pelo clareamento do melasma, a Hidroquinona trabalha com qualquer hiperpigmentação muito bem.
É um produto encontrado em várias formas, sendo mais popular em creme ou gel. Disponível na indústria e na manipulação, é famosa entre os dermatologistas mais antigos pelos seus prêmios e estudos.
Afinal, como funciona?
Ela inibe a formação da melanina, uma das cascadas, como falo nos meus vídeos. Muitas pessoas que já tem uma rotina pronta, com pós tratamento e proteção, usam a hidroquinona. Inclusive, eu mesma já usei e sempre falo sobre isso.
No geral, manchas escuras costumam ser tratadas com hidroquinona, pois elas são resultado da produção excessiva de melanina. E é isso que o ativo mais procura: produção de melanina fora do comum. Deve ser usada acompanhada de filtro solar, diariamente. A exposição solar pode piorar o grau do melasma, mesmo durante tratamento.
Hidroquinona faz mal?
É muito importante citar que ela “cumpre seu papel” e tem padrão ouro no clareamento de manchas. Contudo eu não utilizo no meu tratamento nem no das minhas clientes.
Já utilizei? Sim! Mas com o conhecimento que tenho hoje, não usaria novamente. Não por ela ser ruim, e sim por ser muito forte.
Tem várias questões que precisam ser abordadas no tratamento de manchas. Uma delas é a irritação da pele causada por ativos fortes.
A Hidroquinona é boa? Sim, mas irrita a pele, pode ocorrer inflamações e surgimento de outras manchas. Enquanto que no mercado temos ativos que trabalham com a mesma eficácia da hidroquinona sem tantos efeitos colaterais.
Caso você interrompa o tratamento com a hidroquinona por qualquer motivo seu melasma pode voltar. Em tratamentos mais brandos isso não acontece. Principalmente com ativos naturais e combinados.
Ainda está com dúvidas se deve ou não usar hidroquinona?
Pesquise e consulte especialistas. É importante absorver informações de todos os lados.
Recomendo o vídeo HIDROQUINONA MATA A PELE! | DR. MAURIZIO PUPO que auxilia muito minhas clientes.
E o meu vídeo ALFA ARBUTINI – Clareia mais que a HIDROQUINONA que também está bastante informativo.