Protetor solar dentro de casa?
Durante a pandemia, graças ao isolamento social, muitas mulheres abriram mão de usar protetor solar já que estavam dentro de casa. No retorno a normalidade, muitas pessoas acabaram mantendo o home office, e começaram a se perguntar: Devo usar protetor solar dentro da minha casa?
Essa dúvida tem fundamento. Afinal, fomos acostumados a usar o protetor solar fora de casa por conta da radiação UVB. Aquela que deixa nossa pele vermelha quando vamos à praia, que causa aqueles dias de pele sensível e descascando. Quem nunca passou por isso? Ela é temida por esquentar a pele e estragar as férias na praia de muita gente.
Enquanto, esquecemos da radiação UVA, pois ela não é tão radical quanto sua irmã, mas causa danos a longo prazo. Um deles está diretamente ligado ao envelhecimento da pele, e a radiação UVA está presente na luz das telas.
Essa luz que você vê no computador e no celular é menos potente que a do sol. Mas ela também causa envelhecimento, afinal ainda é uma luz vísivel. Estudos comparam que 4 dias sob o efeito de luz azul na pele correspondem a 20 minutos debaixo do sol de meio dia. Esses estudos foram realizados na Unilever, dona de diversas marcas de cuidados.
O problema é que nem todo protetor protege de luz azul, sabia? Então, como escolher o protetor solar mais adequado? Sempre procure por dois tipos: os físicos e os com base. Se puder ser ambos, melhor ainda, pois os protetores solares físicos refletem a luz, enquanto os químicos somente refletem o calor. A base auxilia numa reflexão extra dessa luz.
E você, vai começar a usar protetor em casa?