Rotina para Pele com Rosácea
Já falamos de como identificar a rosácea e agora falaremos de uma rotina que pode ser útil para peles com rosácea e outra sensibilidades.
Lembrando sempre: consulte um dermatologista para ter um acompanhamento médico e recomendações mais assertivas.
A pele com rosácea é mais sensível e fragilizada, e iremos começar com a limpeza. Mas cuidado! Não pode ser qualquer limpeza, precisamos trabalhar com produtos para peles sensíveis, como tônicos de limpeza, sabonetes, água micelar ou até mesmo cleasing oil. Se o produto tiver ativos calmantes melhor ainda, pois é uma pele muito irratada.
A água termal pode ser o segredo para quem tem rosácea. Ela tem uma grande ação contra a irritação e o ressecamento. Não estamos dispensando a hidratação no geral, com cremes e óleos, mas recomendando que seja usado antes da hidratação.
Falando da hidratação mais pesada, com cremes e outros ativos, ela é essencial. Pensando na pele sensível logo entendemos que ela precisa manter o máximo de hidratação retida possível para amenizar o ressecamento. Prefira usar óleos com propriedades anti-inflamatórias, como no caso do óleo de babaçu.
Não podemos esquecer do protetor solar, ele sempre é essencial, independente do tipo de pele. Prefira protetores solares para rosácea e físicos, que refletem os dois tipos de radição. Assim evitará de piorar os sintomas da doença. Muitos dermatologistas cobram seus pacientes com rosácea desse passo, já que o sol piora muito a irritação da pele com rosácea a longo prazo.
Você, que tem rosácea, já aplica essa rotina matinal?